quinta-feira, 13 de novembro de 2008

PROJETO: MELHORANDO O MUNDO !

O projeto "Melhorando o Mundo" propõe que cada aluno desenvolva a sua capacidade de transformar pequenas ações em resultados voltados à sociedade.
Esta, marcada pela indiferença e pelo egoísmo valoriza o trabalho voluntário atribuindo - lhe valor significativo, um diferencial. O trabalho voluntário é importante para a construção moral do indivíduo e contribui com o lugar onde se realiza. Creches, asilos e hospitais são os locais mais comuns para se exercer este tipo de tarefa.
O projeto escolar nos permite avaliar situações antes desconhecidas e exercer o senso crítico, não colocando a culpa só no governo e nas medidas assistencialistas que excluem boa parte da população, além de tudo o trabalho nos proporciona a aplicação direta do conhecimento para transformar as coisas e cria novos vínculos, que uma vez feitos são perpetuados.

TRECHO DE IMAGINE - JOHN LENNON

Imagine todas as pessoas
(Imagine all the people)

Vivendo pelo hoje
(Living life in peace)

Voce pode dizer que sou um sonhador
(You, may say that I'm a dreamer)

Mas eu não sou só um
(But I'm not the only one)

Eu espero que um dia voce se junte a nós
(I hope someday you'll join us)

E o mundo vai poder viver unido
(And the world will live as one)

O QUE ACHAMOS DO TRABALHO VOLUNTÁRIO?

Aline Rodrigues n° 01

" Com a Creche aprendi a ser mais humana e mais humilde, pois pude ver que apesar dos meninos passarem dificuldades eles conseguem viver felizes, isto é um exemplo de que temos o suficiente e vivemos reclamando ..."

Amanda Morais n°02

"O trabalho voluntário que realizai foi uma experiência muito marcante, porque eu vi nos olhos das crianças a esperança de uma vida melhor. Poder ajudá - los nesse período me trouxe satisfação e realização pessoal."

Dayanne Célia de Pádua Ubaldo n°08

"A experiência que eu tive foi muito boa, pude perceber que muitas crianças são carentes, que muitos pais não têm diálogo com seus filhos. Com esse trabalho eu me desenvolvi bastante, dei o meu máximo. Levando alegria as crianças, dando todo o carinho e amor que eu consegui, dediquei - me completamente. Uma experiência que jamais vai ser esquecida, pois pretendo ir sempre visitá -los."

Jordanna Morais n°22

"Na creche, aprendi que com um pequeno gesto podemos fazer com que as pessoas sejam mais felizes. Demos o melhor de nós para que as crianças passasem um dia mais divertido."

Lorena Carolina da Silva Reis n°24

"Ser voluntário, foi algo que jamais pensei que aconteceria em minha vida, talvez por falta de tempo ou na verdade por falta de interesse. Com certeza, o voluntariado transformou a minha personalidade. Hoje consigo ver claramente que ninguém tem tão pouco a ponto de não poder ajudar ao próximo. Sem dúvida esta experiência foi gratificante e que por muitos anos da minha vida carregarei como exemplo."

Marcell Lander de Oliveira n°25

"O trabalho que nós fizemos na creche foi muito importante e interessante, porque os meninos são carentes mas ao mesmo tempo alegres, não deixam seus problemas abalarem suas vidas, são um exemplo para todos. Foi uma ótima experiência"

Rebeca Alice Penido n°34

"Existem várias desculpas para não se fazer um trabalho voluntário e apenas um para fazê - lo: por que não? Se as pessoas sentissem o que sentimos quando estamos lá, veriam o quão absurdo é o seu egoísmo. São crianças incriveís, daquelas que te fazem perguntas das quais você ainda não tem uma resposta segura. São agitados, muito, mas ao mesmo tempo eles conseguem nos acalmar por dentro. Entende? É como se fossem Coca - Cola com suco de maracujá (hehehe ... brilhante idéia ... experimentarei em breve). E como todo mundo sabe, Coca - Cola vicia.
Foram momentos muito significativos, que nos fazem questionar o nosso papel como adolescente e cidadãos e que ao mesmo tempo se torna divertido, porque com as crianças por perto era impossível ficar indiferente."

Janaína Alves da Silva n°42

"Neste trabalho aprendi coisas que irei levar por toda a minha vida. Uma experiência inigualável poder ajudar crianças e descobrir que o mundo é bem maior do que meus olhos podem ver, preencher os meus vazios com sorrisos, abraços e uma infinidade de pequenos gestos que me fizeram (e ainda me faz) feliz. Este trabalho foi uma das melhores coisas que fiz no ano e mesmo co a intenção de ajudar os outros, sinto que fui muito ajudada."

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

PROJETO " DESENVOLVENDO A COORDENAÇÃO MOTORA E PROMOVENDO A SOCIALIZAÇÃO"

O projeto foi retificado para se adequar às condições e exigências da creche.

1. JUSTIFICATIVA

Segundo as professoras, as crianças da creche têm uma má coordenação motora devido à falta de incentivo dos pais e suas limitações econômicas, mediante esta queixa decidimos ajudar, através de brincadeiras, a fazer atividades que estimulem o aprendizado e principalmente gastando pouco, provando que podemos melhorar quando além de materiais investimos em boas idéias.

2. OBEJTIVOS

Oficinas que desenvolvam a habilidade psico - motora das crianças, nada muito complexo, apenas exercícios para auxiliá – los a fazer coisas concretas, como por exemplo, escrever. Nossa meta é que ao final do projeto elas consigam colorir e escrever palavras com um menor esforço.

3. GRUPO DE TRABALHO

Aline Rodrigues n°01; Amanda Morais n° 02; Dayanne Célia n° 08; Jordanna Morais n° 22; Lorena Reis n° 24; Marcell Lander n° 25; Rebeca Penido n° 34; Janaína Alves n° 42.

4. PÚBLICO ALVO

Crianças carentes de 0 a 5 anos.

5. PLANO DE AÇÃO

Através de desenhos, músicas (cantigas) e manipulação de objetos (brinquedos) .
O projeto é dividido em duas etapas. A primeira consiste na adaptação, isto é, introdução de elementos em seu dia- a - dia, principalmente os desenhos e as brincadeiras de roda e a segunda teremos uma ação mais voltada à convivência e desenvolvimento de habilidades.

6. CRONOGRAMA

Durante dois meses. Sendo 5 semanas para a primeira fase (adaptação) e 3 para a segunda (convivência).

7. RECURSOS

São necessários dois violões, uma flauta, oito pessoas, quatro bolas grandes e leves, 80 xérox (aproximadamente), além de contarmos com o apoio da direção da creche.

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES

Chist !!! Crianças dormindo !


Lorena olhando as crianças.


Rebeca esperando ...


1 TÍTULO
Mas já?

2 ONDE E QUANDO A ATIVIDADE FOI REALIZADA?
Local: Creche Comunitária Criança Esperança
data: 12 de novembro de 2008

3 QUEM PARTICIPOU DO ENCONTRO?
Dayanne Célia de Pádua Ubaldo n°:08
Lorena Carolina da Silva Reis n°:24
Rebeca Alice Penido n°: 34

4 PARA QUÊ A ATIVIDADE?
Finalizarmos o trabalho proposto.

5 O QUE ACONTECEU?
Ficamos cada uma em uma sala, embora Rebeca e Lorena tenham ido às outras enquanto as professoras resolviam pequenos problemas. Como o de costume, demos banho, alimentamos e brincamos. A novidade foi que os meninos perguntaram se iriamos voltar a creche.

6 O QUE ALCANÇARAM?
Conseguimos finalizar o trabalho, conquistamos o afeto das crianças.

7 AVALIAÇÃO
Foi um misto de boas e más sensações, porque ao mesmo tempo em que concluímos o trabalho já começamos a sentir saudades.

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES

Alô !!! Quem fala ?


Vamos tirar foto ?


1 TÍTULO
Xiii ! A professora faltou !

2 ONDE E QUANDO A ATIVIDADE FOI REALIZADA?
Local: Creche Comúnitaria Criança Esperança
data: 04 de novembro de 2008

3 QUEM PARTICIPOU DO ENCONTRO?
Dayanne Célia de Pádua Ubaldo n°:08
Lorena Carolina da Silva Reis n°:24
Rebeca Alice Penido n°: 34

4 PARA QUÊ A ATIVIDADE?
Continuarmos o trabalho desenvolvido na primeira etapa e que a esta altura apresentava algumas modificações.

5 O QUE ACONTECEU?
A nossa rotina na creche se adapta a das crianças. Quando chegamos elas estavam dormindo. Neste dia, a professora Adriana havia faltado, então nós três tivemos que olhar os meninos da sala de 3 anos. Quando eles acordaram, agitados, demos brinquedos e tentamos fazê - los brincar de roda. Pouco tempo depois, Dayanne e Lorena foram respectivamente cada uma para a sua sala. Brincaram, deram banho e comida. Rebeca este dia decidiu passar o vídeo "Irmão Urso", mas as crianças começaram a brigar no meio do filme e acabaram voltando pra sala, para brincarem.

6 O QUE ALCANÇARAM?
Além de costas doloridas ( risos), conseguimos realizar aquilo que tínhamos planejado antes de chegarmos, mas não contávamos com a ausência da professora. Tivemos que utilizar os recursos disponíveis e inventar outros.

7 AVALIAÇÃO
Foi um dia cansativo porque uma professora tinha faltado e constatamos que a creche funciona bem porque todos contribuem exaustivamente pra isso.

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES

Brincando antes do lanche !


Fala "X" pra tia, fala ?!


1 TÍTULO
Mais um dia feliz ...

2 ONDE E QUANDO A ATIVIDADE FOI REALIZADA?
Local: Creche Comúnitaria Criança Esperança
data: 29 de outubro de 2008.

3 QUEM PARTICIPOU DO ENCONTRO?
Dayanne Célia de Pádua Ubaldo n°:08
Lorena Carolina da Silva Reis n°:24
Rebeca Alice Penido n°: 34

4 PARA QUÊ A ATIVIDADE?
Continuarmos o trabalho desenvolvido na primeira etapa.

5 O QUE ACONTECEU?
Cada uma ficou em sua sala, ( Dayanne - 01 ano / Lorena - 02 / Rebeca - 03)
executando as tarefas tradicionais, como banho, brincadeiras e refeição, uma vez que eles possuem uma rotina e temos que obedecê - la. Neste dia, contamos histórinhas e conversamos muito com as crianças.

6 O QUE ALCANÇARAM?
Soubemos um pouco mais daquilo que eles gostam, e avaliamos alguns pontos do nosso projeto.

7 AVALIAÇÃO
Pensamos que foi um dos melhores dia, já que conseguimos compreendê - los melhor e auxiliá - los em suas pequenas limitações.

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES

Muito trabalho e bom - humor !!! Lorena fazendo molde para o Dia das Crianças da Creche.


Rebeca colando os detalhes.


Dayanne ajudando a montar a lembrancinha do Dia das Crianças.


Dayanne (ao centro) e Janaína brincando com as crianças do Maternal.


1 TÍTULO
Continuando o trabalho ...

2 ONDE E QUANDO A ATIVIDADE FOI REALIZADA?
Local: Creche Comúnitaria Criança Esperança
data: 1° de outubro de 2008

3 QUEM PARTICIPOU DO ENCONTRO?
Dayanne Célia de Pádua Ubaldo n°:08
Lorena Carolina da Silva Reis n°:24
Rebeca Alice Penido n°: 34
Janaína Alves da Silva n°: 42
4 PARA QUÊ A ATIVIDADE?
Continuarmos o trabalho desenvolvido na primeira etapa.

5 O QUE ACONTECEU?
Auxiliamos na confecção de enfeites para a Festa da Primavera, brincamos com materiais pedagógicos, demos banho ( Dayanne) e comida à todas as crianças da creche, além de tocarmos violão para elas.

6 O QUE ALCANÇARAM?
Conseguimos fazer os meninos prestarem atenção nas atividades e a interagir mais conosco.

7 AVALIAÇÃO
Foi um dia interessante porque os garotos já estavam acostumados com a nossa presença e já conseguimos entender muito do que eles querem.

terça-feira, 11 de novembro de 2008

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES

Amanda com os pequenos de 1 ano.


Também nós divertimos muito !!! Jordanna (frente, à esq) Amanda (à esq.) Aline (de rosa) e Marcell)


Aline com Adrian de 1 ano.


Marcell brincando com as crianças de 4 anos.


Hora da refeição


1 TÍTULO
Trabalho cumprido.

2 ONDE E QUANDO A ATIVIDADE FOI REALIZADA?
Local:creche comúnitaria criança esperança
data: 06 de novembro de 2008

3 QUEM PARTICIPOU DO ENCONTRO?
Aline Rodrigues n°01
Amanda Morais n°02
Jordanna Morais n°22
Marcell Lander n°25

4 PARA QUÊ A ATIVIDADE?
Para nos despedir das crianças e das professoras.

5 O QUE ACONTECEU?
Era nosso último dia na creche, então resolvemos ficar um pouco em cada sala. Entretanto cada um tinha que ficar em uma sala. As alunas Aline e Amanda ficaram na sala de 1 ano, pois a professora estava passando mal. Lá deram banho, alimentaram e cuidaram das crianças. A aluna Jordanna ficou na sala de 5 anos onde passou um filme e ajudou na refeição. O aluno
Marcell ficou na sala de 4 anos e ajudou nas atividades e na refeição.
Quando estava chegando a hora de ir embora fomos nos despedindo de
todos e agradecendo pela atenção que tiveram conosco.

6 O QUE ALCANÇARAM?
Esse dia alcançamos o dever cumprido e com sucesso.

7 AVALIAÇÃO
Nesse último dia deu para ver que fomos queridos na creche,
todos vieram se despedir, adoramos o tempo que ficamos lá.
Foi uma esperiência muito lucrativa para todos.
Adoramos cuidar dos pequenos e com certeza voltaremos para
visitá - los.

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES

Uma das salas da Creche ...


Aluno Marcell ajudando na salinha das crianças de 4 anos.


Desenho que a aluna Jordanna ganhou na sala de 5 anos.
Outro desenho !!! Este foi um presente para a aluna Jordanna.


1 TÍTULO
Nosso penúltimo dia.

2 ONDE E QUANDO A ATIVIDADE FOI REALIZADA?
Local:Creche Comúnitaria Criança Esperança
Data:21 de Outubro de 2008

3 QUEM PARTICIPOU DO ENCONTRO?
Aline Rodrigues n°01
Jordanna Morais n°22
Marcell lnader n°25

4 PARA QUÊ A ATIVIDADE?
Para ajudar a creche que no dia estava precisando muito.

5 O QUE ACONTECEU?
Chegamos lá as 13:00 horas,como todos os outros dias as
crianças dormiam. Ajudamos a organizar cadernos.
Assim que eles acordaram cada um de nós fomos para uma sala.
A aluna Aline ficou na sala das crianças de 3 anos ajudando
a professora a olhar e a dar refeição. A aluna Jordanna ficou na sala de 5 anos.
Lá ela auxiliou na lição que foi dada e brincou com os garotos no pátio,
enquanto o aluno Marcell ficava na sala de 4 anos ajudando a olhar na hora que estava passando o filme e também na hora da refeição.
Fomos embora era uma 17:00 que é a mesma hora das crianças em que as crianças vão embora.

6 O QUE ALCANÇARAM?
Sempre que vamos lá alcançamos a satisfação de sermos úteis para alguém
e ver que com uma simples brincadeira, fazemos pessoas felizes.

7 AVALIAÇÃO
Gostamos muito de ajudar a creche, pois somos
retribuidos com a alegria das crianças.